terça-feira, 11 de abril de 2017

ENCONTRO DE EDUCAÇÃO: "EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS TRANSIÇÕES"




















O Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME - CME/Sinop) articulados com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, realizaram o Encontro de Educação: "Educação Infantil e suas Transições", nos dias 30 e 31 de março, tendo como ilustres participantes a Presidente Nacional da UNCME, a Coordenadora da UNCME Mato Grosso, a Presidente Estadual da UNDIME e Superintendente de Formação da SEDUC, o Presidente do Conselho Estadual de Educação, o Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, a Coordenadora Nacional do MIEIB, a Coordenadora do Fórum Matogrossense de Educação Infantil, a Secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura,  a Presidente do SINTEP - Subsede Sinop/MT, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Assessoria Pedagógica do Estado,  a Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores, o Presidente do Fórum Permanente do Plano Municipal de Educação, a Promotoria Pública da Vara da Criança e da Adolescência, Conselheiros dos Conselhos Municipais de Educação, Professores e demais participantes. Enfatizou-se que as crianças são sujeitos sociais e históricos, marcados portanto, pelas contradições das sociedades em que estão inseridas. A criança não se resume a ser alguém, que não é, mas que se tornará. São cidadãs, pessoas detentoras de direitos, que produzem cultura e são nelas produzidas. Ficou validada que a infância, mais que estágio, é categoria da história; existe uma história humana, porque o homem tem infância. 
[...] o grande desafio é consolidar o ingresso das crianças de seis anos no Ensino Fundamental para além de mudanças estruturais e estatísticas de elevação do atendimento da Educação Básica, em favorecimento da qualidade da educação, como direito de todas as crianças. Nessa perspectiva, o próprio documento do MEC (BRASIL, 2006b) no tocante ao processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, ressalta o sucesso dessa política a partir do conhecimento e do respeito às características etárias, sociais, psicológicas e cognitivas dos educandos (PEREZ, 2011, p.37).
Falou-se sobre a educação, uma prática social, inclui o conhecimento científico, a arte e a vida cotidiana. Embora educação infantil e ensino fundamental sejam frequentemente separados, do ponto de vista da criança não há fragmentação. Os adultos e as instituições é que muitas vezes opõem educação infantil e ensino fundamental, deixando de fora o que seria capaz de articulá-los: a experiência com a cultura.  
Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis. (BRASIL, 1998, p. 23).
Esclareceu-nos que tanto na educação infantil como no ensino fundamental, Educação Básica tem como objetivo, atuar com liberdade para assegurar a apropriação e a construção do conhecimento por todos. Na educação, o objetivo é garantir o acesso, de todos que assim o desejarem, a vagas em creches e pré-escolas, assegurando o direito de brincar, criar, aprender. Nos dois, temos grandes desafios: o de pensar a creche, a pré-escola e a escola como instâncias de formação cultural; o de ver as crianças como sujeitos de cultura e história, sujeitos sociais. 
Fizeram parte do Evento os municípios de: Cuiabá, Sinop, Vera, Lucas do Rio Verde, Novo Horizonte do Norte, União do Sul, Nova Ubiratã, Itanhangá, Guarantã do Norte, Claudia, Santa Rita do Trivelato, Juara, Colíder, Matupá, Rondonópolis, Nova Santa Helena, Primavera do Leste, Novo Mundo, Confresa, Rosário do Oeste, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Feliz Natal, Terra Nova do Norte, Água Boa, Alta Floresta, Brasnorte, Nova Bandeirante.

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